29 de outubro de 2015

Debate - O que é o Cyberbullying?


O que é o Cyberbullying?

Acho que esse com certeza é um caso que vale a pena sempre pensar,repensar e debater. Primeiro vou postar a história de Amanda Todd,uma canadense que se suicidou devido ao bullying que sofreu na internet. Ao fim da história,vamos debater sobre o assunto


A história começa quando uma determinada pessoa convenceu a Amanda a mostrar seus seios a uma pessoa pela qual conversava na internet.

Á partir disso,a vida dela virou um inferno, as fotos foram espalhadas pela escola onde Amanda estudava,uma página no facebook foi criada contra ela,onde a xingava e espalhava o ódio entre seus colegas de escola. 


Amanda mudou de escola,de cidade,mas nada adiantou. o ódio continuava e Amanda se via totalmente perdida. começou a usar drogas,começou a beber e tomava anti-depressivos.


Postou um vídeo na internet onde não se mostrava e nem falava,mas com cartazes dizia tudo o que queria dizer.




 O que a deixou desesperada foi o fato de não ter absolutamente ninguém ao seu lado. nunca teve apoio de colegas na escola,e ela chegou a beber lixívia na primeira tentativa de suicídio.



O vídeo é bem pessoal e nele,Amanda coloca seus sentimentos para fora.


E ela chegou a ser agredida por uma menina na escola.


O que será que gerou tanto ódio por Amanda na escola e na internet? será só por causa dessa foto em que ela mostrou seus seios a uma pessoa no mundo virtual? ou será que de repente não era também inveja,por ela ser uma jovem muito bonita? será que ela mereceu tanto ódio assim só por uma foto,sem em momento algum agredir ninguém?

Vocês mais do que ninguém sabem as respostas.


O fato dela errar e ter arriscado sua imagem com essa foto não muda o fato,de que ela nunca merecia ouvir ou passar por algo do tipo. ninguém merece. por pior que seja o fato,ninguém tem o direito de julgar. E vamos combinar,que hoje em dia,o que mais tem são pessoas que se expoem fisicamente na internet,seja enviando fotos nuas , seja de partes ou corpo inteiro. mas cada um sabe de sí,e não basta ninguem julgar,e muito menos perseguir alguém. Até porque Amanda não fez mal a ninguém enviando a tal foto,pelo contrário,ela só fez mal a si mesma sem ter consciência e sem saber do que estava por vir,por uma simples foto. 





Uma página criada por seus parentes no Facebook rendeu mais de 1 milhão de likes,e mensagens de apoio e conforto a família,e ainda assim,também receberam mensagens de ódio.


" todos os dias penso porque é que eu ainda estou aqui? não tenho ninguém. preciso de alguém "


Essa foi a frase dita por Amanda antes de morrer. o que me chamou atenção foi o fato dela ter cometido o suicídio,mas a razão em si não foi tanto o bullying que sofreu,claro que isso a machucou demais,mas o que reforçou ela a fazer tal ato,foi o fato de não ter sequer um amigo que a ajudasse,que fosse capaz de dar conselhos,de impedir que ela faça tal ato de se matar. eu tenho absoluta certeza de que,se ela tivesse ao menos uma amiga ao seu lado,com certeza teria evitado tudo isso. É uma pena,é lamentável.





A polícia do Canadá na época do ocorrido,investigou e recebeu mais de 400 pistas de pessoas ajudando eles a achar os verdadeiros culpados pelo caso trágico. foram quase 25 policiais juntos no mesmo objetivo de achar as pessoas e os culpados por todo o mal que fizeram a essa menina.


o caso aconteceu em 2013.


O grupo 'Annonymous' achou os suspeitos de tal bullying contra Amanda,foram principais 2 pessoas que foram responsáveis por divulgar as imagens que levou a jovem a cometer suicídio. eles encaminharam a polícia os nomes e os endereços das duas pessoas que são as responsáveis principais,e dados foram divulgados pelos Estados Unidos,inclsuive houve registro de represálias contra os suspeitos.



Me preocupa muito o fato de tantos jovens sofrerem bullying online,ou seja,cyberbullying. acho que é bem pior do que o bullying normal,sofrido geralmente na escola. ambos são graves,mas na internet a chance do ódio triplicar entre pessoas até desconhecidas é enorme. O que é pior,a maioria de uma escola ser contra você,ou toda uma multidão na internet? claro,caso aconteça do caso vir a tona e se tornar público,ainda que tenha pessoas ao seu favor,mas muitas e muitas serão contra você,porque há jovens que são da parte "zueira",e muitos não são justos,estão na internet só para causar brigas e fazer bagunça,e não costumam defender ninguém,apenas zuar. como aconteceu com o caso da menina que sofreu preconceito no facebook por ter sua sombrancelha fora do padrão,como mostrei no post anterior. e a maioria dos comentários contra a menina era de jovens rindo dela,e compartilhando para promover ainda mais o ódio,e em sua maioria,garotos. 



É bom tomar cuidado com esse tipo de atitude,o que eu considero ser crime. Evite tomar dores de um caso que ainda não conhece e evite espalhar ódio pela internet,pois amanhã pode acontecer com você.


Algum de vocês já passaram por isso? se sim,diga nos comentários. se conhece alguém que passou,conte a história.