19 de dezembro de 2015

#Debate - E quando a pessoa passa do "padrão de beleza" da sociedade?


O assunto que eu quero debater hoje é sobre esse "padrão de beleza" que a sociedade impoe na gente.
Decidi usar Adele como exemplo,pelo o que aconteceu com ela de uns tempos pra cá.

Todo mundo conhece e sabe que,Adele desde quando começou sua carreira na música,sempre foi uma cantora "gordinha".
Eu acho que na cabeça dela,assim como na nossa,foi que tudo iria correr bem,afinal ela tem uma voz potente e ela iria apenas se dedicar a carreira dela,e com o passar dos meses,iria crescer mais e mais na mídia.


Só que o que ela não esperava era que,devido ao peso dela ser acima,do da maioria das cantoras internacionais,iria incomodar muita gente e com isso,piadas e comentários ácidos fossem postados nas redes sociais da cantora.


Quem tem a mente aberta,sabe que um artista de verdade precisa ter muitas coisas,como carisma,talento vocal,e ter sempre os pés no chão,por exemplo. mas um artista não precisa atingir uma meta de peso ideal,porque,ele está ali para cantar,não para desfilar de biquini no palco e exibir um corpo exuberante a base de cirurgias,silicone,passar fome e claro muito cigarro e bebida.


Essa é a realidade das modelos de passarela. mas desde quando uma cantora tem que seguir essa regra?



Até onde se sabe,as modelos vivem do corpo,vivem da beleza,do talento em desfilar. por isso essa obrigação de ter o corpo que para muitos,é o corpo perfeito.



Adele nunca foi modelo de corpo,ela é uma cantora. sua obrigação é cantar,e passar seu talento na música para o mundo.





É mais do que claro que a mídia e as pessoas querem controlar os artistas. muitos já falam e escrevem sobre isso,por mais que muitos não acreditem que esse controle existe. entra até a hipótese de existir os iluminnattis. mas isso já outra história.



O fato é que,ninguém parou de ouvir Adele pelo peso dela,mas as pessoas que a acompanhavam nas redes sociais,e não sendo tão fãs da cantora assim,comentavam coisas desagradáveis,como que seus olhos estivessem sido agredidos com o visual dela.



Na época,Adele comentou sobre isso:
" Eu faço música para os ouvidos,não para os olhos"







o estilista Karl Lagerfeld chegou a declarar que a cantora é gorda demais, mas tinha um rosto lindo e uma voz incrível.



Adele afirmou que só perderia peso se isso afetasse sua vida sexual. isso foi em 2012.
Mas,recentemente,Adele voltou a toda,está na capa da revista Rolling stones.


A cantora perdeu cerca de 60 quilos com uma dieta maluca. e agora ela pergunta:
" Eu faria sucesso se não fosse gorda?"




A cantora afirma que sempre se deu bem com seu corpo.


O fato é,será que de tanto a pessoa ouvir críticas sobre seu corpo,a pessoa acaba mudando de idéia e acaba querendo entrar para o padrão da sociedade?



De um jeito ou de outro,ela disse que só perderia peso se afetasse sua vida íntima. e após todas essas críticas,ela está 60 quilos mais magra.


Será que de tanto ela ser críticada,acabou mudando o seu corpo?



Eu acho muito delicado quando uma pessoa de tanto que ouve besteiras,acaba mudando sua rotina e seu corpo.


Acho que,quem ama realmente outra pessoa,ama como ela é. Apenas mudaria caso o sobrepeso da pessoa afetasse sua saúde,e a pessoa estivesse infeliz consigo mesma,sem sua auto-estima.



Se tiver que mudar,que seja por sí. e não pelos outros.



Adele diz que recebeu vários convites para posar nua na playboy,mas recusou.
" Será que é por que eu sou mulher,ou por que sou gorda? é ridículo "



Acredito que ela tenha tomado esse convite como crítica ou ofensa,talvez por ser tão criticada por seu sobrepeso,deve ter pensado que seria um convite para mostrar o seu corpo,e assim acabar virando de repente motivo de piada na internet. 
Imagina quantas pessoas comprariam esse exemplar,só pelo fato de querer saber como é o corpo da cantora,no estado que ela estava de sobrepeso? Muitas unidades.



Muitas pessoas são curiosas em relação ao corpo de outras pessoas,e elas querem ver para tornar público sua opinião na internet,e fazer piadas e sátiras disso. Lembro até de quando a Geise arruda posou na playboy. é uma das mais vendidas. mas boa parte com certeza foi pelo fato de,na época,Geise estar acima do peso,e juntou com toda aquela polêmica do vestido.





A cantora Lady Gaga foi alvo de ataques na internet quando subiu de peso,e isso ficou a olhos vistos em cima do palco. muitos pensaram que a cantora estava até grávida. e incomodada com isso,ela disse:
" Adele é muito maior que eu,como que ninguém fala sobre isso?"




Todos ficaram assustados,pois a cantora pop sempre teve corpo invejável,e não se acha muita celulite.  a cantora disse que sua mãe ligou para ela perguntou: "O que aconteceu? você ganhou peso? "


E a cantora não sabia que esse fato estava passando na TV,que é lugar de notícias,onde fala sobre crise,e política. e disse: "Isso é ridículo pra caralh*. que tipo de notícia é essa para uma garota que está sentada em casa? (assistindo TV)



Era apenas peso. mas não se falava em outra coisa. ela sempre teve o corpo "em cima" mas ninguém nunca falou disso. porque Hollywood está cheio de celebridades "perfeitas" aos olhos da sociedade. e quando alguém passa disso,eles pegam para cristo.



O fato é que,não há um padrão de beleza. o ideal é só mudar a sí mesmo se isso te afetar seja na área da saúde,ou na sua auto-estima.



Se todos te criticam pelo seu corpo,mas de certa forma você se sente bem,não se importe. isso não é um problema.



O problema maior é quando todos a sua volta te elogiam pelo seu corpo e visual,mas você se sente incompleta e triste sobre isso. ou seja,você não se ama e não se aceita assim,mesmo que todos elogiem. aí sim,há um grande problema.



Você deve vim em primeiro lugar. o resto,será apenas resto.






Acho que as pessoas devem parar de atingir outra pessoa por causa do visual,como se isso fosse um tipo de deficiência.


Eu não sou fã de Adele. ouço umas 3 músicas. não é o meu tipo de cantora. mas eu sempre soube separar os fatos. tem gente que odeia o artista em tudo e mesmo que ele esteja certo em algo,a pessoa não admite,porque odeia. eu não sou assim.


E nem vamos mencionar o que houve com a cantora Britney spears,também em relação a peso e outras coisas mais...





Outra cantora que as vezes recebe críticas é Nicki Minaj. porque muitos consideram que ela tem o corpo desproporcional. peitos enormes,bunda enorme, e não tem barriga.



Mas é uma rapper que ninguem pode colocar defeito. Então,se tem talento,o resto não importa.



Se ela tem silicone,se é adepta a cirurgia ou não,não é da conta de ninguém.




Eu sempre gostei de mim,mesmo estando acima do peso,uns 15 quilos ou mais. não sei. sou baixinha,eu nunca fui infeliz,mas também nunca me senti satisfeita. já sofri bullying na escola,já fui chamada de "jaca","gordinha",e sempre odiei isso. mas eu me acho sim muito bonita. É claro que sempre bate aquele sentimento de inferioridade quando vemos essas fotos de meninas,do we heart it por exemplo,com aquele corpo perfeito,biquini na moda,em lugares perfeitos. É claro que a gente fica querendo ser uma delas. eu decidi. eu quero emagrecer sim. quero mudar. mas por que os outros falam? por que já fui excluída de coisas por estar acima do peso? Não. porque eu não me gosto mais como antes. Por ter recusado um trabalho de modelo porque soube que usaria biquini,e a mais bonita ganharia o concurso. e como que faz quando o corpo está fora? a gente sabe que não tem padrão de beleza,mas a sociedade não pensa assim.


Pensei que iriam rir de mim,por uma gordura aqui,outra celulite ali. caramba,não sou perfeita. mas sou carismática. vale? rs não. não vale.



Então recusei. recusei o meu primeiro convite como modelo. e recusei o segundo,e o terceiro. e não recebi mais nada. perdi todas as chances.



Sabia que o risco de ser zuada era grande,e não achei que estivesse preparada para correr esse risco. não adianta aceitar um convite,e voltar pra casa frustada se fosse o caso de perder,e ainda levar um trauma a mais pra vida. não quis arriscar.


Em relação aos garotos,nunca fui destratada,só claro,pelos que são inimigos. mas eu sempre fui muito,muito flertada,e nunca viram isso em mim como problema. A gente que tem essa neura né?



Mas ainda assim,não quis arriscar.



Quero mudar,mas é por mim. isso sim é permitido.






Voltando a falar de artistas,outro que foi vítima e ainda é,de comentários ruins,é Michael Jackson. críticas por ter "virado branco",críticas por ter operado nariz,e entre tantas coisas. e isso afetou o psicológico dele. talvez tenha sido seu maior problema. além de seu pai ser uma das pessoas pela qual mais criticava o cantor. que quando mais novo,tinha um nariz grande,e seu pai não o deixava esquecer isso. de tanto ouvir seu pai fazendo piadas sobre seu nariz,Michael decidiu mudar. mais uma vez,as pessoas tentando mudar sua cabeça,e você tentando mudar sua opinião sem querer.







Justin bieber foi e ainda é ironizado pelo seu antigo visual,com franjinha,com sua voz ainda adolescente,por suas roupas,por tudo. ele hoje é quase um homem. muitos mudaram sua visual em relação a ele,outros não.



O fato é que as pessoas querem te impor um estilo de se vestir,é como se fossem profissionais da moda,que querem te indicar roupas e formas que você deveria se vestir. só que os profissionais querem te mudar pra melhor. essas pessoas querem te mudar da forma que elas acham que é legal,elas querem mudar quem você é. o que é diferente.




Então parem de colocar uma tag e falar mal do visual dos artistas. chega disso. talento é o que importa. 



O que acham desse assunto?