3 de janeiro de 2016

#Debate - Quando o amor pelo ídolo vira fanatismo.


Bom,todos aqui já foram ou talvez sejam fãs de algum artista em particular. seja um cantor,uma banda,uma atriz,apresentador,etc.

O que será discutido nesse post não é um determinado fandom em sí,não é o fato da pessoa ser fã de alguém,e sim até onde vale a pena ser fã e admirar tanto,mas TANTO uma pessoa. até onde é saudável,e quando começa a passar disso. 

Vamos começar com essa imagem famosa. Acredito que a maioria de vocês devem ter visto essa foto em algum lugar da internet,facebook,etc.


Acredito que essa imagem deve ser de meados de 2010,2011,por aí. na época que essa foto veio a tona,muitos começaram a falar sobre o assunto,debater,rir,enfim.

os haters do Justin ficaram revoltados,riram das fãs,as Beliebers,e passaram a odiar mais ainda o astro teen devido a essas fãs "malucas". e as fãs imediatamente se defenderam,dizendo que as Beliebers não são assim,de que se trata de uma minoria. Se é isso ou não,não cabe a mim discutir e falar sobre.

O fato é que,a foto é real sim,e não é ketchup,como as vezes alguém finge se cortar,enche o braço de ketchup e posta foto na internet para ganhar likes. o caso ali é realmente sério.



Mas as coisas não param por aí. tem pessoas que vão MUITO além. se cortar por um artista já é algo fora do normal,mas vai por mim,tem gente que ultrapassa todos os limites possíveis,como prova de amor a essa pessoa.

Não há problema algum em amar um artista,em ir no show,querer tirar uma selfie,ou fazer algo até que passe um pouco disso,mas o que não pode acontecer é extrapolar e passar do limite. Muitos tem essas loucuras como provas de amor,mas será que isso é saudável?




"Fãs" subiram essa tag no twitter com fotos de cada uma delas se cortando pelo Bieber. Entre aspas sim,porque é a minoria de fãs que fazem essas loucuras pelo astro,o que é totalmente errado. O que não dá é generalizar um fandom por causa dessa minoria,certo?



Esse caso é o mais famoso. O amor desse fã por Justin bieber era tanto,que ele fez essa loucura para se parecer com o astro teen. O americano Toby Sheldon gastou mais de R$ 200 mil em cirurgias plásticas para ficar parecido com Justin,retocando todos os traços do rosto para que fossem semelhantes ao do astro pop.

Sim,era um amor de fã. era. porque o rapaz foi encontrado morto em meados de 2015. provável que tenha sido morto por um hater do Bieber.



Saindo da zona Justin Bieber,vamos falar sobre outros fãs e suas loucuras. Lembrando que não tenho NADA contra Beliebers. Eu sou super fã do Justin, acompanho e tenho vários álbuns mas não me considero parte do fandom,não. Eu sempre fui muito centrada e nunca fui uma fã assim. Então claro que não se deve generalizar um fandom por causa dessas pessoas que,para mim,precisam de um psicólogo urgente. e isso é dever dos pais.



Não há problema em ter uma tattoo representando seu ídolo,desde que tenha nexo e que não seja... bem,igual a da foto acima. isso sim é loucura. e totalmente desnecessário.


Isso sim é uma tatuagem,e diga-se de passagem,uma baita homenagem. 




Mas e posters? tem problema? Não há problema. além de ser uma forma de homenagear de forma saudável,ainda acaba deixando seu quarto a sua cara,e bem diferente,no mínimo. (apesar da foto desse quarto ter me deixado bem tonta devido a tantas fotos rsrs)



A mesma coisa acontece nesse caso. pode até amar,mas veja uma forma mais legal de amar seu ídolo. do contrário você vai acabar parecendo um idiota. Lembre-se que,especialmente tatuagem,é algo para a vida toda. Não faça nada que você venha se arrepender depois. 

E se por acaso você um dia deixar de amar aquela pessoa? Sabemos que há fãs que deixam de gostar dos seus ídolos,então você ter um nome marcado para sempre na pele não é uma boa idéia. Pense bem. É como ter o nome do namorado (e futuro ex) sob a pele. 



Esse fã foi além e beijou os pés da sua cantora favorita,Preta Gil.
O que eu também não acho que seja legal,é como se você estivesse colocando essa pessoa como um Deus,algo a ser adorado. E basicamente esquece que essa pessoa é tão humano quanto você.. Mas,cada um sabe de si não é? :)



Mas se engana se você acha que essa loucura toda de fãs e ídolos são coisas atuais,coisas novas. Essa loucura de fã veio lá de trás,lá do passado. 

começaram primeiro com as fãs dos Beatles,que chegou nas fãs do Michael Jackson,e então dos Menudos,Elvis Presley, etc.

Há um oceano de fotos desse tipo pelo google,mas o que eu quero falar nesse post é que,tudo há um controle. há limite. Não tem problema em ir a um show,em tirar uma selfie,em fazer uma tattoo,ter posters,revistas e cds,etc. Mas quando passa disso,com certeza é uma loucura totalmente desnecessária.

Há mil formas de você demonstrar seu amor e admiração por um artista,seja quem for. E com certeza fazer cirurgia para mudar seu rosto para se parecer com ele/a não é uma delas...


Eu acredito que parte disso seja culpa dos pais também,que devem sempre ficar de olho nos filhos em relação a tudo,não só idolos. Existem fãs que largam emprego,estudo,que fogem de casa e fazem muito mais coisas só para de repente,assistir um show.

Existem fãs e fãs. existem os que amam de forma saudável,e aqueles que fazem tudo pelo artista. Mas devemos lembrar que nem tudo é saudável. 

Fora aqueles que até mudam de casa,seguem sua vida,largam empregos,porque acabam criando um vínculo de briga entre sua mãe,pai etc sempre por causa do artista. Há pais que não concordam com toda essa loucura. 

Os pais devem ficar atentos e ver como que os filhos lidam com esse amor,se eles estão sabendo lidar. Até existe casos de pessoas que se matam,porque o seu ídolo morre. ou seja,o artista morre e a pessoa vai junto.



Ficar horas em uma fila para esperar o show começar e pegar o melhor lugar,não é algo ruim. ruim é dormir na fila por meses,antes da chegada do artista no seu país. Sabemos de todos os riscos que a gente corre fazendo isso. 

Essa parte vem a segurança da gente,e nem tanto da loucura como estou falando aqui no post. E sim o enorme risco de algo nos acontecer dormindo na fila por meses e ficando madrugadas fora de casa.


Há formas de amar o seu idolo,então saiba como lidar com isso. Seja quem for,ame de forma saudável. tenha boas recordações para contar aos seus filhos no futuro. Cante muito,dance,conheça amigos do mesmo fandom,faça tatuagens,tenha posters. 

mas jamais faça algo que te prejudique. nunca largue escola,emprego,casa,nunca faça nada que vai com certeza te derrubar na vida,por conta de um ídolo. Tome cuidado,porque o amor pode ser uma base,mas também pode ser total destrutivo.







O que vocês acham disso?

9 comentários:

  1. Adorei o post. Acho que muita gente faz loucuras, é legal você ser fã e tal, mas tudo tem limites!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro! tudo que passa do normal nao é saudável,as pessoas podem ser fãs mas nada que ultrapasse o limite. beijos!

      Excluir
  2. Super bacana o texto. Também não concordo com essas demonstrações estranhas. Acho que tudo tem limite. Gostar sim, mas sem loucuras. Sucesso, bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vhi,tudo o que passa do normal já é caso preocupante. a gente tem que amar sim,mas com controle e de forma saudável. beijos!

      Excluir
  3. Nossa acho desnecessário essas coisas, você não precisa
    fazer nenhum tipo de loucura para dizer que ama seu ídolo.
    Que demonstrar seu amor pelo ídolo demonstre, mas sem loucuras.

    Parabéns pelo blog adorei muito lindo!!
    Bjs Linda!

    http://julianasantannaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! o amor sendo saudável faz até bem pra gente,quando passa disso acaba fazendo mal. Obrigada!! beijos

      Excluir
  4. Eu sempre gostei de vários artistas, mas nunca fiz nenhuma loucura, nem chorei ou me desesperei, tem muitos fãs que extrapolam todos os limites realmente, como se essa obsessão gerasse algum fruto para eles, de nada adianta se cortar, se matar, xingar,agredir outras pessoas por causa de seu artista, isso não vai te aproximar mais dele né. adorei o post. bju
    pequenatagarela.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu achei o debate extremamente válido nos dias atuais, mas devo ressaltar que o post foi pesado em alguns momentos, e me senti um tanto mal. Algumas pessoas que já tenham passado por isso (Se cortar), podem ficar realmente péssimas ao entrar aqui, esperando uma discussão saudável e de repente, ter um gatilho ativado. Acho que seria válido usar de imagens menos chocantes, ou ao menos, dar um aviso no início, a respeito das imagens que estão por ver.
    Quanto ao debate, todos concordamos que deva existir um limite, a questão é onde fica esse limite. Pra mim, por exemplo, fazer uma tatuagem já é algo inconcebível. Mas, talvez, seja apenas uma forma "quadrada" de se pensar.
    Já fui extremamente fã de uma banda, e hoje, nenhum de seus novos CDs me agrada e os antigos já não estão com aquela magia toda. Imagina se tenho uma tatuagem agora?
    Mas, como eu disse, o limite do aceitável, do legal, varia de pessoa para pessoa.

    http://caixasdsapato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Bruno,perdão! sério mesmo,é porque o ato de se cortar acabou se tornando um tanto comum nos dias de hoje,eu nem ressaltei que iria postar imagens fortes,mesmo sendo apenas uma. desculpe,obrigada pelo toque! não tinha pensado nesse sentido. Mas eu não julguei a pessoa que se corta por causa de um ídolo. eu apenas disse que não é válido fazer isso nem por ídolo,e nem por ninguem. justo porque eu me preocupo com essas pessoas,com a saúde delas,e quero muito que se alguém estiver fazendo isso por um artista,ou até por si proprio,que pare,pois é algo que afeta a saúde e deixa a pele marcada. Mas o texto trata justo do que é saudável e o que passa disso,no caso do se cortar não é saudável. mas claro,nao julguei nem nada,mas eu me preocupo MUITO com pessoas que fazem isso,porque eu viso a saúde delas. E sim,tatuagem para ídolo pode ser uma besteira. eu não faria,até porque não posso e tenho medo de agulhas. eu acho desnecessário PRA MIM,mas no post nao poderia citar regras e dizer que é exagero fazer tatuagem. entendeu? rs o que é desnecessário pra mim,pro meu corpo,nao é pro dos outros. só isso! obrigada pelo comentário. você é bem inteligente e tocou em pontos que eu nem tinha reparado. obrigada!

      Excluir